“Nossa cidade já está em clima de Jornada”, diz Dom Orani.
Arcebispo convida paróquias a celebrarem uma missa pelo conclave.
Arcebispo convida paróquias a celebrarem uma missa pelo conclave.
Toda segunda sexta-feira do mês, jovens envolvidos na Jornada Mundial da Juventude se reúnem numa vigília em preparação para o evento. A 17º edição da Vigília dos Jovens Adoradores aconteceu na noite dessa sexta-feira (9) e foi especial porque teve a intenção de rezar pelo conclave, marcado para iniciar na próxima terça-feira (12).
Jovens passaram a noite em vigília na Igreja de
Sant'ana, no Centro (Foto: Roberta Marcus Reis/JMJ Rio2013)
Sant'ana, no Centro (Foto: Roberta Marcus Reis/JMJ Rio2013)
Os jovens ficaram reunidos de 22h às 6h, na Igreja de Sant’ana, no Centro do Rio de Janeiro. Foram oito horas música, dança e muita oração. A vigília acontece também em outras dioceses do Brasil e do mundo. Para Valdir Moreira, membro do Setor Juventude, é uma prévia do que acontecerá na Jornada. “A vigília mensal foi um sonho do coração de Dom Orani. E desde então, nós nos reunimos para prepará-la. Ver jovens de todos os cantos saboreando isso é muito gratificante. E é a figura do Papa que nos congrega como se fosse um ímã e é exatamente isso que acontece em todas as JMJs”, disse o jovem.
O arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local da Jornada presidiu a missa e falou da importância dos jovens se integrarem no momento da Igreja. “A Juventude está em destaque e é ela que nos une essa noite. Na próxima semana já podemos ter um novo Papa. Precisamos rezar por ele. São 115 cardeais que vão participar dessa eleição, mas a gente ainda conta com as mãos de Deus e nossas orações nessa escolha”, destacou Dom Orani.
O arcebispo pediu que as orações ao conclave se estendam por todo o estado. “Nossa cidade já está em clima de Jornada. Orar pelo novo Papa é ter zelo por aquele que vai continuar a missão de Pedro e nos guiar até julho e depois da Jornada. É com os olhos da fé que queremos enxergar essa eleição. Convido todas as paróquias a rezar uma missa pelos cardeais que estão no Vaticano com essa missão”, pediu Dom Orani.
O secretário executivo da Jornada, Monselhor Joel, destacou que a JMJ será uma das primeiras viagens apostólicas do Papa e que o mundo olha para o Brasil. “Desde quando Bento XVI anunciou que a próxima Jornada seria no Rio, já arregaçamos as mangas. Precisamos nos preparar para receber os milhões de peregrinos, abrir nossas casas para recebê-los e os nossos corações ao voluntariado. Todos falam em Copa, mas cada vez mais o mundo vai falando sobre a Jornada. É um sonho se realizando”, comemorou.

Voluntários internacionais participaram da oração
(Foto: Roberta Marcus Reis/JMJ Rio2013)
(Foto: Roberta Marcus Reis/JMJ Rio2013)
Voluntários de Portugal, França, Itália, Colômbia e Polônia também participaram do momento de oração. Para o Padre Ramon Nascimento, coordenador dos voluntários, o encontro é uma oportunidade de conhecer o novo Papa.“Esperamos há meses por esse encontro com o Papa. Já conhecíamos bem Bento XVI, agora queremos saber o que o novo Papa tem a nos dizer”, contou.
A jovem Rita Silva, que mora em São Gonçalo afirma que a vigília já faz parte de sua Jornada até o evento. “Eu sou voluntária há quase dois anos. Tive uma oportunidade de trabalho no mesmo dia que eu recebi o convite para trabalhar na JMJ. Eu perdi o emprego, mas foi a melhor escolha. Só é preciso continuar rezando e pedindo forças.” Rita conta que para driblar o sono é preciso disposição. “Muita gente vem depois do trabalho para cá e vai direto para o trabalho de novo quando amanhece. Para resistir, eu tiro um cochilo, faço um lanche e volto a rezar. Hoje, especialmente, eu pedi por um Papa que ame o povo e que passe a amar o Rio”, declarou a jovem.
A Jornada Mundial da Juventude acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho. As vigílias em preparação ao encontro estão marcadas para toda segunda sexta-feira do mês.
0 comentários:
Postar um comentário